Primeiro, vou explicar oque é o HP wash pros totalmente leigos, se você sabe o fundamento não precisa ler esse primeiro parágrafo. Basicamente, HP Wash é um processo para aumentar seu HP Máximo. O processo se consiste em adquirir MP extra com INT e transferir o MP para HP. A cada 10 de INT que seu personagem tenha, ele recebe +1 de MP por nível, e no fim você consegue transferir essa MP para HP em determinadas taxas, exclusivas de cada boneco. Vale comentar que, não importa se a INT vem de equipamentos ou de atributos, e a taxa de mana recebida depende apenas do número de casas decimais, ou seja, 19 de INT te oferecem 1 de MP por nível, mas 20 te oferece 2 de MP por nível, lembrando que isso é MP extra, algo além do MP normal do seu personagem. - Por que motivo e pra quem é recomendado HP Wash? Classes de tiro-a-distância em geral tem um HP muito baixo, fazendo que bosses de late game os eliminem em um HIT (magos são exceção), tornando necessário tal processo caso você seja um jogador competitivo. É um processo difícil, uma vez que é EXTREMAMENTE caro, chegando a bilhões gastos, e ser um processo que em muitas vezes, torna seu boneco incapaz de dar dano até o nível 120+, porquê ele precisa de tanta INT pra conseguir valores bons de MP ( pra transferir pra HP ) que se torna incapaz de dar dano, então o boneco upa do 10~120+ "na cordinha", com você pagando outras pessoas para te upar, classes corpo-a-corpo podem fazer HP wash, mas é um luxo, não obrigação, com exceção do Lanceiro que precisa de um mini wash, até 187500 de vida). - Criei meu boneco e não fiz HP Wash, devo excluí-lo? Vale-se comentar que existem diversas formas de conseguir HP Máximo além do hp wash, como equipamentos, quests e buffs, então se você não for um jogador competitivo, ou tiver um amigo Lanceiro, não se preocupe, você consegue acessar a maioria do conteúdo do jogo, mas é você irá ter uma vida bem mais difícil, mas possível! - Quero fazer um Wash no meu personagem, quanto de HP preciso? Obtendo 10k de HP no nível 150, já é o suficiente pra acessar tudo no jogo, com 2 exceções que precisam de HyperBody (buff do lanceiro), mas não se preocupe, nesses lugares sempre tem um Lanceiro ou uma mula de Lanceiro apenas pra oferecer o HP necessário, é uma meta de HP saudável, caso queira ser independente disso e ter quantidades monstruosas de hp, é por sua conta, dinheiro e trabalho pesado no game. - Como eu faço então, um personagem com HP Wash? Como já comentei, é um processo caro que demanda tempo e dinheiro ( principalmente dinheiro), então não é algo que se faça no seu primeiro personagem, logo é recomendado começar com personagens corpo-a-corpo ou magos, que não precisam de wash e fazem muito dinheiro (principalmente os arch-mages), é algo que você planeja antes de criar o boneco, definindo valores de INT e o HP desejado antes de começar, irei ensinar a calcular isso agora. -Conversões MP/HP Quanto menor o número da divisão de HP por MP, mais caro e difícil é o wash do personagem. ARQUEIROS: 18 de HP por 12 de MP GATUNO: 18 de HP por 12 de MP GUERREIRO: 50~55 de HP por 4 de MP (lul) MAGOS: 15 de HP por 30 de MP (magos geralmente não fazem wash). PIRATA/CORSÁRIO: 20 de HP por 16 de MP. PIRATA/Buccanner :40 de HP por 16 de MP. -Definindo um caminho pro seu wash. Não é necessário ficar fazendo contas, pra isso vou ensinar como utilizar a calculadora de HP wash, no exemplo irei mostrar como criar um BowMaster com 10.000 de HP nivel 150. Link da Calculadora! 1º - Crie uma cópia pra poder editá-la. 2º- Escolhe seu job (no meu caso um bowmaster), e preencha com seu objetivo de hp, e em qual nível. Viu que o Total MP after Washing está com erro? Quer dizer que o wash não vai dar certo, para dar certo, no meu caso, o número tem que ser 2714 ou maior, que é a mana normal de um bowmaster no nível 150, então preciso aumentar a quantidade int que devo usar. A ferramenta de MP Wash ali presente se consiste no fato de que, você colocar pontos direto em mana, com número de int alto, oferece muita mana, e posteriormente você retira esses pontos, um exemplo: cada ponto que você colocou ali em mana te deu 40, e quando você tirou saiu só 12, depois de eu ir aumentando a int base e colocar minha int gear, a própria calculado sugere que eu faça mp wash de apartir de um nivel determinado pra alcançar a meta. (perceba que eu arredondei a minha base int com o fim de arredondar o número) Essa é uma média recomendada, 210 de INT total, lembre-se que quanto mais em equip melhor, pois INT gear você só para de usar e vende, não precisa de resetar com AP resets. Depois da correção, Ali embaixo tem um guia de oque você precisa fazer, é so seguir direitinho. Destaquei a quantidade de APR pra tirar a INT e o MP que você colocou, a soma deles é a quantidade de APR que você precisa para validar seu boneco, deixar ele jogável, a parte do HP Wash ali pode ser feita tardiamente e aos poucos sem nenhum problema, atenção, o wash de thief é um pouco diferente, mas abaixo tem a explicação. IREI EXPLICAR AGORA COMO RESETAR O MP PRA HP, quando você tirar todos os pontos de INT e MP que você colocou, vai perceber que você não consegue resetar MP pra HP, vou explicar como se faz o processo, e não a teoria. Junte vários AP reset e comece: 1º- Mova um de qualquer atributo de baixo para HP (STR,DEX,INT,LUK), no meu caso tirei 1 de dex e coloquei em HP. 2º Agora você manda MP livremente pra HP, até faltar um AP reset. 3º Quando decidir que já está bom, transfira um ponto de MP para o atributo que você tirou no primeiro processo. WASH DE GATUNO (THIEF): Gatuno é o único job que vai optar por fazer uma forma diferente de wash, se você chegou a colocar na calculadora um night lord ou shadower percebeu que estava bem diferente o seu guia de distribuição de AP. Isso acontece porquê eles recebem mais HP (por algum motivo) se o ponto for colocado diretamente em HP, então sem mistérios, você coloca o ponto direto em HP, e transfere MP pra LUK. Uma vez que a conversão de thief's e arqueiros é a mesma, estou usando os mesmos valores. Siga a risca o level 1-4, o level 4-34, e o level 129-135. Chegado no nível 135 (marcação que eu escolhi no meu caso) resete os 30 pontos em MP pra LUK e os 149 de INT pra LUK também, da mesma forma que eu fiz no arqueiro. Atente ao número 214 nesse caso, isso quer dizer a quantidade de vezes que posso jogar MP para LUK, então NUNCA coloque mais de 214 pontos em HP, se não vai faltar MP pra você ter sua LUK normal, aí você irá dar menos dano! Você pode jogar 214 pontos em HP, e depois simplesmente juntar 214 AP resets pra jogar 214 pontos de MP em LUK, ou pode fazer aos poucos, e sempre que upar colocar 1~5 pontos em HP, e resetar MP-LUK na mesma proporção! TIER LIST(Dependência/Dificuldade do wash). Corsair (Recomendado wash de int base+gear, upar com leech). NightLord,Archers (Recomendado wash de int base+gear, upar com leech). Buccanner (Recomendado wash de com int gears, com mais de 66 de gear). Shadower (Recomendado wash com int gears, com mais de 46 de gear). Dark Knight (Recomendado wash com Zhelm scrollado com int+ capa com int) Hero/Paladin (Recomendado wash com int gear, com 70 de int gear até o nível 163 você consegue 30000 de hp). OBS: Buccanner e todos em baixo conseguem se virar muito bem sem hp wash, já os outros de cima passam mais aperto.